Conselho Universitário aprova novo Programa Integrado de Bolsas

Entra em vigor a partir desta sexta-feira, 1º, a Resolução nº 12/2016 do Conselho Universitário (CUn), que institui o novo Programa Integrado de Bolsas (PIB) para estudantes de graduação da Ufes. Em reunião realizada na última quinta-feira, 31 de março, o Conselho estabeleceu também um período de até 90 dias para transição entre o atual programa e o novo, que será regido por meio de edital específico.

O PIB/Ufes tem o objetivo de inserir o estudante em projetos capazes de promover condições de produção intelectual e científica com responsabilidade social. Ele é dirigido a estudantes brasileiros e estrangeiros regularmente matriculados nos cursos de graduação da Universidade.

O novo PIB é constituído pelos seguintes programas: Projetos Especiais de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (PaEPE I e PaEPE II), antigo Programa de Aprimoramento Discente (PAD); Programa Institucional de Apoio Acadêmico (PIAA); Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Ufes (Pibid); estágios para as seguintes áreas de conhecimento: Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes; Programa de Extensão (Pibex); Programa de Educação Tutorial (PET); e Programa de Iniciação Científica (PIIC).

Critérios

A resolução define ainda que os editais específicos de cada programa deverão considerar sempre a ponderação entre os critérios de mérito acadêmico e vulnerabilidade socioeconômica, de acordo com a natureza e especificidade de cada bolsa.

“A proposta deste novo programa foi definida em reuniões com a participação de representantes estudantis. Esse critério, especificamente, de considerar a vulnerabilidade socioeconômica, foi uma solicitação dos estudantes aceita pela Administração”, destacou o pró-reitor de Assuntos Estudantis e Cidadania, Gelson Junquilho.

Os estudantes que participaram das reuniões para discutir as alterações do PIB/Ufes foram: Bernardo Bragato, Bianca Silva, Lucas Lisboa, Marcelo Furtado, Miguel Intra, Raphael Simões e Tamyres Costa.

Junquilho afirmou ainda que não haverá redução no quantitativo de bolsas ofertadas pela Universidade. Segundo a resolução, o quantitativo de bolsas para cada setor ou órgão responsável será definido pelas pró-reitorias de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan) e de Administração (Proad), com a aprovação do Conselho Universitário, mantendo o quantitativo de cada Centro de Ensino.

A íntegra da Resolução nº 12/2016 do Conselho Universitário (CUn), que institui o novo Programa Integrado de Bolsas (PIB), está disponível em arquivo anexado abaixo.

Texto: Thereza Marinho

Publicado em 1 de Abril de 2016 - 15:06