Ufes adere ao Sisu como única forma de ingresso nos cursos de graduação

Por 18 votos a 10, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Ufes (Cepe) votou nesta quarta-feira, 27, pela adesão integral da Universidade ao Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação (Sisu).

Com a decisão, a partir do próximo processo seletivo o Sisu torna-se a única forma de ingresso em 98 cursos de graduação da instituição, acabando com a segunda etapa do Vestibular da Ufes, composta por questões discursivas e redação, até então realizada para todos os cursos da Universidade.

A questão foi definida após uma sessão extraordinária do Cepe com mais de cinco horas de duração, da qual participaram 30 dos 33 membros do Conselho.  Durante a reunião, o presidente da Comissão Especial criada pelo Cepe para conduzir o debate sobre a questão, professor Antônio Carlos Moraes, apresentou o relatório produzido sobre a proposta de adesão, o que incluiu o posicionamento dos centros de ensino da Universidade.

O reitor Reinaldo Centoducatte afirmou que a decisão visa ampliar o ingresso de estudantes na instituição: “Temos vagas ociosas na Ufes. O que estamos buscando é a ampliação do ingresso de estudantes e temos um indicativo de que, com a adesão ao Sisu, vamos ter menos vagas ociosas”.

Centoducatte destacou ainda que a adesão ao Sisu vem ao encontro de uma política de inclusão adotada pela Universidade. “Nossa universidade é federal, todos nós somos brasileiros. Nossos estudantes podem participar de processos seletivos em outros estados, porque vamos adotar uma política de excluir? Temos que adotar uma política de incluir”, ressaltou.

Com a adesão integral da Ufes ao Sisu, passa de 139 para 140 o número de instituições públicas de ensino superior (entre universidades e institutos federais) que utilizam o Sisu como processo de seleção. Das 63 universidades federais, agora, apenas três continuam realizando vestibulares próprios: Santa Catarina, Rondônia e Oeste do Pará.

Vagas

Anteriormente, a Ufes já adotava o Sisu no processo seletivo realizado no meio do ano para 450 vagas dos cursos dos campi de Alegre e de São Mateus. Com a adesão integral ao sistema, mais 3.834 vagas de 98 cursos da Universidade passam a ser ofertadas pelo Sisu, totalizando 4.284 vagas.

Inicialmente, por serem destinados a um público específico, não terão vagas ofertadas pelo Sisu os cursos de Licenciatura em Educação do Campo, ministrados nos campi de Vitória e São Mateus, e o curso de Licenciatura Intercultural Indígena, cujas aulas são realizadas na Base Oceanográfica da Universidade, localizada no município de Aracruz. Também estão excluídos do Sisu os cursos oferecidos na modalidade de educação a distância.

O reitor informou que o Cepe ainda vai detalhar as especificidades de cada curso, como o peso das notas obtidas pelo estudante para áreas específicas: “Na próxima sessão, agendada para o dia 4 de maio, o Cepe normatizará e regulamentará todo o processo relacionado às atividades acadêmicas de ingresso”, disse. Ele destacou que toda a regulamentação estará concluída até setembro.

Histórico

Em abril de 2014, a Ufes instalou uma comissão para avaliar a possibilidade da adesão integral da universidade ao Sisu. Esta comissão finalizou seus trabalhos no final de 2014 e encaminhou à Reitoria um relatório indicando a adesão. Desde então, a Administração Central discutiu o assunto com representantes de outros setores, como secretarias de Educação e instituições de ensino. Posteriormente, a proposta foi encaminhada para análise por uma comissão especial do Cepe, que optou pela realização de uma audiência pública.

No dia 16 de março, estudantes e professores de Ensino Médio e da Ufes lotaram o auditório do Centro de Ciências Exatas (CCE), no campus de Goiabeiras, para participar da audiência pública sobre a proposta.

Em janeiro deste ano, a Ufes ofertou 450 vagas em nove cursos do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), em São Mateus.

Texto: Thereza Marinho
Foto: Stefhani Paiva (bolsista de projeto de Comunicação)

Publicado em 27 de Abril de 2016 - 21:37

Texto original em : ufes.br