XXI Congresso de Estudos Literários - O Humor na Literatura

O Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) organiza a XXI edição do Congresso de Estudos Literários, a se realizar nos dias 3 (quinta) e 4 (sexta-feira) de outubro de 2019 no Campus de Goiabeiras da Ufes, em Vitória.

“Qual é a graça disso?” - Pode perguntar alguém diante da comédia de Aristófanes, do escárnio de Pero da Ponte, dos contos de Voltaire, dos poemas de Oswald de Andrade ou das crônicas de Luis Fernando Verissimo. As respostas, claro, dependerão da compreensão de quem escreve humor literário e sobretudo de quem o recebe, atrelado que está a um tempo, a um lugar, a uma circunstância, a um estilo que garantirá o gatilho para se produzir e receber-se o texto humorístico em prosa ou verso. Refletir e discutir, mais do que “responder” a respeito de como, quando, onde, quem, sobre quem, sobre o que se faz humor, é o que pretende o XXI Congresso de Estudos Literários. O humor na literatura. O evento enseja reunir professores, pesquisadores e estudiosos, de modo a favorecer discussões atualizadas sobre as relações entre humor e texto literário, focalizando o tema em diferentes abordagens e metodologias.

As inscrições para o XXI Congresso de Estudos Literários serão realizadas apenas via e-mail: xxicel.humor [at] gmail.com

Local:

Programa de Pós-Graduação em Letras
Universidade Federal do Espírito Santo
Av. Fernando Ferrari, 514,
Goiabeiras – Vitória – ES – CEP 29075-910

Programação:

Conferência de Abertura

Mesa-redonda 2

11h30-14h

Almoço

Mesas de comunicações

Cafezinho

Mesas de comunicações

18h30-19h

Intervalo

Mesa-redonda 1

Conferência de Encerramento

Cronograma:

Envio de proposta de simpósio: até 15 de maio.
Resultado da avaliação: até 30 de maio.
Envio de resumo: até 15 de julho.
Resultado da avaliação: 1º de agosto.

Orientações gerais:

Modelo de proposta de simpósio: O simpósio temático deverá ter clara ligação com o tema geral do evento, e ser coordenado por ao menos um professor doutor. A proposta deverá ser enviada sob a forma de um título e um resumo de parágrafo único, que deverá apresentar brevemente o foco de discussão do simpósio e seus elementos agregadores. O texto deverá ter entre 150 e 300 palavras em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, em margem padrão do Word, com alinhamento justificado. O título do simpósio, nome e titulação do(s) autor(es) deverão estar também em Times New Roman, tamanho 12, antecedendo o resumo. Os coordenadores de cada simpósio receberão da organização do evento as propostas de trabalhos na segunda quinzena de julho, para análise e deferimento.

Titulação dos participantes: Poderão apresentar comunicações as seguintes categorias: 1) estudante de graduação e mestrando necessariamente em coautoria com orientador doutor; 2) mestre; 3) doutorando; 4) doutor.

Modelo de resumo: O participante deverá optar por inscrever trabalho em um dos simpósios temáticos, a serem divulgados em 15 de maio de 2019. O resumo de parágrafo único deverá apresentar brevemente o objeto de discussão com delimitação clara do tema a ser estudado, indicando objetivo geral do trabalho, metodologia (indicação de conceitos e linha teórica, além de técnicas e procedimentos, se for o caso, que serão adotados no tratamento do tema). O texto deverá ter entre 150 e 300 palavras em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, em margem padrão do Word, com alinhamento justificado. O título da comunicação, o nome e a titulação do autor deverão estar também em Times New Roman, tamanho 12, antecedendo o resumo.

Apresentação de trabalho: Para o dia do evento, sugerimos que os participantes preparem textos de cerca de cinco páginas para leitura a ser exposta em 15 minutos nas sessões de comunicação.

Publicação de trabalhos: Os trabalhos apresentados no XXI Congresso de Estudos Literários, e devidamente normalizados de acordo com modelo a ser divulgado oportunamente, serão publicados em anais eletrônicos no site do PPGL.

A partir da publicação desta chamada, as informações sobre o evento serão publicadas no site do PPGL: http://www.letras.ufes.br/.