Centro de Ciências Humanas e Naturais

Colação de Grau

Colação de Grau

O CCHN é responsável pela realização de duas das três modalidades existentes de colações de grau da Ufes em benefício dos alunos matriculados nos seus cursos presenciais. A primeira delas é a “antecipada”, conforme Instrução Normativa 001/2014 – Prograd, e pela “solene” - considerada a data oficial de cada colação de grau de uma turma de graduação, tanto de licenciatura, quanto de bacharelado, conf. Resolução 80/2017 – CEPE/Ufes.

As “antecipadas” acontecem na sala da Direção do CCHN, em cerimônias simples, porém formais, sem necessidade do uso de becas ou circunstâncias pomposas, desde que atendam as condições estabelecidas pela ref. Instrução Normativa, por meio de processo aberto na Secretaria Administrativa do Centro.

As “solenes” são organizadas respeitando categoricamente as normas da Resolução 80/17. Consiste em um evento com “pompa e circunstância”, visando proporcionar ao formando uma homenagem aos anos dedicados à formação superior, além de formalizar, por um ato oficial, o desligamento do discente ao lançá-lo ao mercado após uma formação pública, gratuita e de qualidade.

Para a organização do evento solene, o CCHN necessita estabelecer conexões com outras instâncias oficiais da UFES, como a Prograd – para o envio dos nomes dos formandos aptos à colação, e das respostas dos espaços para a realização do evento, como o Teatro Universitário e auditórios, tanto do próprio Centro, quanto dos demais Centros da Ufes; além de uma comunicação constante com as comissões de formatura de cada curso, que darão suporte à Secretaria Administrativa com relação à quantidade previsível de formandos.

A data da colação solene somente é fornecida aos formandos após, pelo menos, a liberação pela Prograd para que as colações ocorram, pela confirmação do espaço para o evento aconteça e pela organização do Centro com relação ao número de formandos que lotarão esses espaços. É importante frisar que as solenidades são atos oficiais e não festas, por mais que a solenidade remeta a um ato festivo.

Aos alunos que, porventura, não possam participar da solenidade organizada pelo CCHN, existe a terceira opção de colação de grau – a “especial”. Esta é realizada na Prograd e sua solicitação é feita por meio de um formulário próprio, no qual o formando deverá justificar sua ausência na solenidade.

Mais informações: secretaria.direcao.cchn [at] gmail.com

Acesso às normas da Prograd - Clique aqui

 

Colação de Grau Antecipada

Instrução Normativa 003-2010-PROGRAD

Instrução Normativa 003-2010- Anexo I

Instrução Normativa 003-2010- Anexo II 

 

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910